Vera Ramos
MEDIADORA JUDICIAL
Advogada com especialização em direito tributário pela PUC/SP-IBET, mediadora judicial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro cadastrada no Conselho Nacional de Justiça, e certificada internacional pelo ICFML de Portugal. Tenho formação em mediação empresarial pelo CBMA e pela Escola de Magistratura do RJ.

CARTA DE APRESENTAÇÃO

VERA MARIA BATISTA RAMOS, atuei como jornalista profissional durante mais de três décadas, com passagens por importantes meios de comunicação, tais como Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, Correio Braziliense, Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), entre outros. Fui correspondente em Londres durante três anos e meio quando tive a chance de entrevistar pessoas internacionalmente conhecidas como a Princesa Diana que na época mantinha estreitos vínculos de amizade na Embaixada brasileira em Londres. Ainda como jornalista, já de volta à Brasília, exerci a função de Assessora de Imprensa dos Ministros de Estado, Paulo Renato Souza, da Educação e Pedro Malan, da Fazenda. Em seguida, chefiei a Assessoria da Revista de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de onde sai para assumir o cargo de Analista Legislativo do Senado Federal onde entrei por concurso público.

Em 1998, conclui meu curso de Direito, pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB), e passei no Exame de Ordem (OAB/DF 15.103) em seguida. Dando prosseguimento aos meus estudos na área jurídica, me especializei em Direito Tributário, em 2001, pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) e pela PUC de São Paulo.

Sou fluente em Inglês, Francês e Espanhol, com um bom conhecimento da língua italiana. Antes de me formar como jornalista, atuei como Técnica em Turismo pelo Departamento de Turismo de Brasília, onde tive a chance de ganhar uma bolsa de estudos, em 1973, do Governo da Espanha para estudar Turismo em Madri por oito meses. A paixão por conhecer novos costumes e países me incentivou a estudar diferentes idiomas. No ano seguinte passei quatro meses em Paris, França, na Aliança Francesa, aprimorando o francês.

Como advogada, trabalhei três anos na Defensoria Pública de Distrito Federal, para em seguida me transferir para o exterior onde fiquei doze anos acompanhando meu marido.

Vivi em El Salvador, na América Central, onde pude atuar como colaboradora freelance da BBC de Londres. Depois fixamos residência no Panamá e em seguida, em São Francisco, na Califórnia (EUA).

De volta ao Brasil, em 2016 retomei meus estudos na área jurídica, comparecendo a várias palestras oferecidas pela OAB/RJ e pela Escola de Magistratura (EMERJ). No ano seguinte, me formei como Mediadora Empresarial pelo Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA) e a seguir, conclui o curso de Mediadora Judicial pela EMERJ do Rio de Janeiro.

Ainda em 2017, participei da 7a. Capacitação em Práticas Colaborativas, realizada em Vitória, ES, promovida pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas – IBPC, em conformidade com as normas da Academia Internacional de Profissionais Colaborativos – IACP (International Academy of Collaborative Professionals). E, em novembro daquele mesmo ano, participei da Conferência Internacional sobre Arbitragem e Mediação promovida pela Universidade de Fordham, (School of Law), em Nova Iorque (EUA). Ainda em Nova Iorque, tive a chance de visitar as instalações do JAMS, Centro de Resoluções de Conflitos, à convite da coordenadora internacional daquela entidade, Kathleen Pierz.

Atualmente exerço minhas funções como Mediadora Judicial no Centro de Mediação e Conciliação (CEJUSC) da Capital e do Leblon.

Tudo começou com o jornalismo, entrevistando políticos, empresários e viajando muito para coberturas de importantes reuniões, como Nações Unidas e Comunidade Econômica Europeia (CEE). Mas a perspectiva de

ajudar na solução dos conflitos das pessoas falou mais alto e me direcionou para a Mediação. A solução dos impasses, via meios alternativos, surgiu como uma Nova Era para mim: atuar como facilitadora do diálogo e construtora de pontes.