Dra. Claudia Duranti
MEDIADORA E ÁRBITRO
Advogada, mediadora judicial e árbitro. Bacharel em direito pela UERJ- UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (1984), Especialista em relações do trabalho, arbitragem e gerente de projetos (FGV), mediadora (CBMA). Destaca-se atuação na Secretaria de Administração Pública Federal, na implantação da Mesa Nacional de Negociação Permanente e na Ouvidoria do Serviço Público. Publicada pela Organização Internacional do Trabalho. Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB)

CARTA DE APRESENTAÇÃO

Venho atuando profissionalmente em Entidades Sindicais, Empresas e Governos, em pról da construção de relações pacíficas, democráticas e participativas, que levem à prosperidade calcada nos valores do desenvolvimento do homem, da responsabilidade social e da sustentabilidade do  planeta.

 

CLAUDIA MARIA BEATRIZ SILVA DURANTI, sou bacharel em direito pela UERJ- UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, desde 1984,  com mais de 30 anos de experiência e atuação. Tenho especialização em negociação coletiva, mediação (Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem), arbitragem e gerência de projetos (Fundação Getúlio Vargas). Fluente na língua francesa, possuo conhecimento da língua inglesa. Tenho estudos e textos publicados pela OIT-Organização Internacional do Trabalho e Pela Revista Trabalho & Doutrina, editora Saraiva, dentre outras.  Participei e obtive a segunda colocação no Prêmio Jurídico da OAB-RJ, pelo  projeto de pesquisa sobre o tema “Organizações Sociais”.

Estive ao lado de minha categoria em todas as lutas institucionais: pela melhoria do ensino jurídico, pela igualdade de oportunidades das mulheres advogadas, pela legislação que regulamentasse as condições de trabalho do advogado empregado, pelos honorários de sucumbência, dentre outras. Fui diretora do Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro na década de 80.

Desde 1982, concentrei minhas atividades em direito do trabalho, direito administrativo e constitucional. Iniciei minha carreira na área contenciosa, posteriormente, considerando o interesse pelas relações coletivas de trabalho, passei a atuar também na esfera da negociação coletiva, participando de todos os seus desdobramentos, inclusive judiciais.

Na condição de advogada fundei e gerenciei a Sociedade de Advogados  DURANTI & SANT´ANNA ADVOGADAS ASSOCIADAS,(1990/2000), integrei a sociedade MALTZ, SANTOS E DURANTI, ADVOGADOS ASSOCIADOS (2009/2013)  e atualmente faço parte da sociedade de advogados MAIA & MAIA ADVOGADOS ASSOCIADOS (2016/…)

Em 2000, em razão das novas tendências do mercado, fundei a empresa PAX – CONSULTORIA, MEDIAÇÃO, ARBITRAGEM E SERVIÇOS, onde atuo, até hoje, como negociadora na área de relações do trabalho, mediadora e árbitro.

Destaco na minha atuação profissional:  participação no MERCOSUL, onde integrei, por indicação da Central Única dos Trabalhadores,  a delegação brasileira do Ministério do Trabalho, no MERCOSUL, integrando o grupo 11 – negociação coletiva e relações sindicais do Mercosul..

Atuei como mediadora em relações coletivas do Governo do Estado do Rio de Janeiro,(2002) assessorando a Secretaria de Estado de Governo, empreendendo a mediação da negociação entre o Estado do Rio de Janeiro e os professores da rede pública.

Em 2003 fui convidada para um grande desafio:  integrar a equipe do Governo Federal responsável pela  implantação do sistema de negociação coletiva no âmbito da administração pública federal, compreendendo todo os órgãos da administração direta, autárquica e fundacional,  com esta finalidade, ocupei sucessivamente os cargos de: assessora do Ministro do Planejamento, Secretária Adjunta de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Secretária Interina de Recursos Humanos.  (2003/2004)

Na Secretaria de Recursos Humanos, elaborei o Programa de Governo “Democratização das Relações do Trabalho”, que teve como projetos: criação e implantação da mesa nacional de negociação permanente; criação e implantação da ouvidoria do servidor público federal; desenvolvimento e implantação do software de “banco de talentos”;  desenvolvimento do novo software de gestão de pessoas e folha de pagamento do governo federal; capacitação dos gerentes de recursos humanos dos órgãos federais, interpretação e aplicação das normas jurídicas referentes ao pessoal civil (SIPEC).

Ainda no Governo Federal, participei da bancada do Governo, do Fórum Nacional do Trabalho (2004), no grupo temático de negociação coletiva no setor público. Fórum tripartite que pretendeu modernizar as relações do trabalho no Brasil.

Em 2005 fui convidada para um novo trabalho,  assessora chefe da assessoria jurídica do Ministério  Público do Trabalho, exercendo a assessoria da Procuradora Geral do Trabalho (2005/2007).

Como membro do IAB-Instituto dos Advogados Brasileiros, presidi a Comissão de Direito do Trabalho (2015/2016)

No Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem – CBMA, da Associação Comercial do Rio de Janeiro integrei a lista de árbitros (2009/2015). No ano de 2017, encontro-me realizando procedimento arbitral na referida Câmara, na condição de co-árbitro. Nesse mesmo ano,  formei-me como mediadora no CBMA.

Atualmente, sou membro do comitê de negociação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio de Janeiro e do Sindicato das Empresas Hoteleiras no Estado do Rio de Janeiro (SINDHOTÉIS), representando a Rede Windsor de Hotéis.

Ao longo de minha carreira patrocinei mais de 2.300 ações judiciais, individuais e coletivas e participei de mais de 250 negociações.

Se tivesse que resumir minhas habilidades diria que a larga experiência em negociação no âmbito da administração pública, nas relações coletivas de trabalho, na gestão de pessoas, no âmbito empresarial e nas relações privadas, ao longo dos últimos 30 anos, tornaram-me especialista em análise e solução de conflitos.